Olá,

Seja bem-vindo ao Blog da Felita!

Neste espaço queremos compartilhar informações, dicas, curiosidades e muito mais! Com você, que é familiar, profissional da saúde, amigo ou que apenas tenha interesse em saber mais sobre assuntos ligados ao processo de envelhecimento.

Para compreendermos melhor sobre os processos do envelhecimento, é necessário termos bem definido alguns conceitos.

Vamos lá?

A Geriatria é área da medicina que cuida do idoso realizando a prevenção, diagnóstico e tratamento das doença da terceira idade.

A Gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano a nível biológico, psicológico e social, independente de qualquer fenômeno patológico.

Senescência são alterações pelas quais o corpo passa no decorrer da vida, resultantes de processos fisiológicos, que não configuram doença e são comuns em todos os indivíduos. Exemplos: embranquecimento dos cabelos, perda de flexibilidade da pele, leve alteração da memória.

Senilidade são alterações decorrentes de doenças, que comprometem a qualidade de vida dos indivíduos. Exemplos: Alzheimer, diabetes, osteoporose. Diferente do que muitos pensam, estes quadros não são considerados normais no envelhecimento!

Em resumo, a senescência é o envelhecimento natural e saudável, em contrapartida senilidade é o envelhecimento patológico.

Agora que já temos em mente estes conceitos, podemos dar continuidade dos assuntos nos próximos post´s.

Acompanhe nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *